14/08/2025
MAMÃ FAUSTINA LEVA MENSAGEM DE ESPERANÇA E PROMOVE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO DISTRITO DO LIMPOPO
No passado dia 25 de Julho, Mamã Maria Faustina Neto, em cumprimento do seu plano de actividades, realizou uma visita ao distrito do Limpopo, província de Gaza, onde levou uma mensagem de conforto a uma família carenciada e sensibilizou a comunidade local sobre temas ligados à nutrição, saúde materno-infantil, uniões prematuras e o combate às drogas. A visita contou com a presença de Mama Cláudia Fole, esposa do Director do Serviço Provincial de Actividades Económicas, e membros do seu gabinete.
A agenda de Mamã Faustina iniciou-se com uma visita de cortesia ao administrador distrital, Virgílio Muchanga, que a recebeu com entusiasmo e apresentou um panorama geral do distrito do Limpopo.
“O nosso distrito é relativamente novo, com apenas nove anos de existência. É calmo, e embora registemos poucos casos de malfeitores, enfrentamos desafios como a desnutrição, que atinge cerca de 18% da nossa população”, afirmou o administrador Julião, sublinhando o empenho local na promoção de projectos para o desenvolvimento da região.
De seguida, a comitiva deslocou-se ao Centro de Saúde de Muzingane, onde Mamã Faustina conduziu uma palestra envolvente para cerca de 200 pessoas, entre profissionais de saúde e membros da comunidade. O foco da intervenção foi o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e a importância da introdução de alimentos complementares utilizando produtos locais.
“Não precisamos de produtos caros para alimentar bem os nossos filhos. Temos tudo nas nossas casas. O segredo está em saber como preparar”, disse Mama Faustina, enquanto demonstrava, na prática, a preparação de papas enriquecidas, que foram posteriormente provadas pelas mães e seus bebés.
A palestra também abordou questões sensíveis como as uniões prematuras. A identificou o caso de uma adolescente de 17 anos que já é mãe de uma criança de dois anos e que abandonou a escola.
“É um exemplo real das consequências que muitas meninas enfrentam. Precisamos proteger as nossas filhas. Quem comete este tipo de crime pode ser condenado até 12 anos de prisão”, alertou, apelando às mães para que não entreguem suas filhas menores ao casamento.
Outro tema levantado foi o consumo de drogas, com Mama Faustina a destacar os riscos associados e a necessidade de vigilância e sensibilização contínuas. “O combate às drogas deve começar em casa, com vigilância, amor e diálogo. É uma responsabilidade de todos nós.”
Após a palestra, os profissionais de saúde locais solicitaram apoio em produtos que facilitem as demonstrações durante as sessões educativas que realizam regularmente nos centros de saúde da região.
No encerramento da visita, Mama Faustina dirigiu-se a uma família carenciada do distrito, onde entregou uma cesta básica e partilhou palavras de conforto e encorajamento. A visita foi à casa da vovó Rosita Enoque Macuácua, que vive com a sua neta Elisa Robert Mavasse, de 12 anos, órfã de pais e estudante da Escola Secundária Julius Nyerere.
Ela é muito aplicada, tem bom desempenho em Português e Matemática e sonha em ser professora. Emocionada, a avó clamou por apoio para melhorar as condições da sua habitação, referindo que durante a época chuvosa a água entra com facilidade.
Com lágrimas de empatia, Mama Faustina garantiu: “Dentro das nossas possibilidades, vamos apoiar esta menina para que cresça com dignidade e realize o seu sonho. Que ela seja um exemplo para outras crianças”.
Finda esta visita, a comitiva seguiu viagem ao distrito de Chibuto.
RCI, SPAS-GAZA
Ler maisNotícias Relacionadas
Notícia 1 resumida
Notícia 2 resumida